No intrincado tecido da vida, há uma distinção fundamental entre inteligência e teimosia que muitas vezes escapa aos olhos desatentos. Enquanto a inteligência pode ser um dom valioso, é a capacidade de, repetidamente, reconhecer e corrigir nossos próprios erros que verdadeiramente nos eleva além das limitações da teimosia. É isso que eu faço insistentemente desde o início da minha vida, e o que recomendo que você também faça.
E entenda. Para mim, a teimosia não é algo ruim, mas uma qualidade de quem insiste nos próprios objetivos. Se isso for acompanhado de um aprendizado constante, de uma adaptação quase natural, é a melhor coisa que alguém pode fazer. É justamente por isso que eu não tenho receio de dizer que eu erro o tempo todo — mas eu erro corrigindo e aprendendo com tudo o que faço.
“O caminho do tolo parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos”, segundo Provérbios 12:15. Aqui, somos lembrados da importância de não apenas confiar em nossa própria percepção, mas de estar abertos ao conselho e correção dos outros. Este é um princípio que transcende o tempo e é particularmente relevante em nosso mundo em constante mudança, mas é importante saber quem vamos ouvir e como aplicar esses conselhos nos nossos projetos.
Ao abrir a MedStation, por exemplo, ouvi muitas opiniões contrárias, já que ninguém tinha feito isso antes, mas em vez de desistir, eu aprendi com as críticas e melhorei a ideia inicial. Foi pensar assim que me permitiu criar a clínica dos brasileiros fora do Brasil, com um atendimento padrão Disney e uma sala de espera no estilo Outback, para encantar e realmente dar aos brasileiros uma sensação de casa, mesmo nos Estados Unidos.
Mais do que simplesmente ser inteligente, corrigir os próprios erros o mais rápido possível e aprender com eles é fundamental para que qualquer empreendimento de uma vida funcione. Esta é a verdadeira marca da sabedoria: não apenas ter ideias brilhantes, mas também ter a humildade de reconhecer quando essas ideias precisam ser ajustadas em favor de uma abordagem melhor.
Na prática, é a capacidade de se adaptar e evoluir que nos permite prosperar em face da adversidade e alcançar novos patamares de sucesso. Ao abraçar a teimosia como uma persistência, mas aproveitando para aprender e melhorar a cada passo, podemos não apenas inovar, mas também crescer e nos tornar verdadeiramente sábios.
Que possamos, então, nos inspirar na sabedoria das Escrituras, buscando sempre aprender com nossos erros e crescer em direção ao nosso verdadeiro potencial. Pois é a humildade e o aprendizado contínuo que verdadeiramente nos elevam além das limitações e nos guiam em direção ao sucesso duradouro.