Quando você se forma em medicina, tem algumas opções para seguir a carreira, mas as principais são empreender, abrindo o próprio consultório, ou trabalhar para alguém. A minha escolha foi óbvia, mas sempre vejo pessoas em dúvida sobre essas opções, então pensei em contar o que me levou a essa decisão:
- Autonomia e liberdade
Ao escolher empreender, você ganha a autonomia para definir o rumo da sua carreira e o controle sobre as suas decisões profissionais. Esta liberdade pode ser imensamente recompensadora para quem quer inovar e implementar suas próprias visões.
Como Provérbios 16:3 diz: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”. A independência do empreendedorismo permite que você consagre seu trabalho a um propósito maior e se alinhe aos seus valores pessoais e profissionais.
- Segurança e estabilidade
Por outro lado, optar por um emprego fixo, especialmente no início da carreira, pode proporcionar uma sensação de segurança e estabilidade financeira.
Empregos em hospitais ou clínicas estabelecidas oferecem uma estrutura sólida e buscar estabilidade pode ser um passo prudente enquanto se ganha experiência e se constrói uma base sólida para o futuro.
- Oportunidades de crescimento e aprendizado
No ambiente de trabalho tradicional, você pode aprender com mentores e colegas experientes.
Por outro lado, empreender exige aprender a gerenciar um negócio, tomar decisões estratégicas e enfrentar desafios inesperados, habilidades que vão muito além da medicina.
- Impacto e Propósito
Encontrar propósito no que você faz é vital para a satisfação profissional e pessoal.
Empreender pode permitir que você crie um impacto direto e específico na comunidade, como na MedStation, que gera impacto em milhares de pessoas por mês, que têm contato com um atendimento como o de casa em outro país.
Um emprego fixo também pode te proporcionar isso, mas você precisa encontrar um lugar que se alinhe com os seus propósitos.
- Riscos e recompensas
Empreender envolve riscos consideráveis, mas também pode oferecer grandes recompensas.
A incerteza e os desafios de criar uma empresa, principalmente uma empresa que cuida de outras vidas, podem ser superados com fé, determinação e inovação. Ter a coragem de assumir riscos é essencial para quem deseja alcançar grandes feitos.
Em contrapartida, a estabilidade de um emprego fixo pode oferecer uma carreira sólida e progressão consistente, a depender do plano de carreira e estrutura da clínica ou hospital.
No fim das contas, essa escolha é pessoal e tem de ser tomada por você, de acordo com os seus valores, seu propósito e seu jeito de ser. O que eu tenho orgulho de compartilhar é que, não importa a escolha, eu consigo ajudar, já que criei um hub de negócios com s MedStation — mas isso já é assunto para outro post.
Se você já escolheu o seu caminho, me conta aqui nos comentários o que preferiu e por quê?
Veja mais conteúdos como esse no meu perfil do LinkedIn.